sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pedalando contra o vento


Levando-se em consideração que a resistência do ar corresponde a 80% do gasto energético do ciclista (acima de 29 km/h numa bicicleta convencional) para deslocar a magrela para frente e que conforme a velocidade de deslocamento aumenta, a resistência do ar aumenta ao quadrado, ao invés de treinar sempre no pelotão, o triatleta que almeja competir de verdade numa prova deveria se preocupar em pedalar sozinho de vez em quando e, principalmente, em melhorar sua aerodinâmica.


Nesse post eu queria falar de alguns itens :

Roupa, quadro, capacete, rodas e posição na bike

Roupa : o item com o melhor custo benefício. Usar roupas justas, camiseta de ciclismo sem sobras, sem panos ao vento. No frio, agasalho bem colado ao corpo, nada de jaqueta corta-vento 3 números maior, parecendo um para-quedas. Tem gente que coloca uma espécie de meia por cima da sapatilha, eu acho exagero, num contra-relógio do Tour de France a 70km/h talvez faça diferença.


Quadro : o item mais caro, mas investir num quadro de contra-relógio honesto, se você está começando no triathlon, é um bom negócio. Tenho um irmão que é músico, toca violão, sempre que alguém pergunta a ele que violão ele recomenda pra quem está começando ele sugere investir num bom violão desde o começo, nada de comprar o mais baratinho, que é pra pessoa sentir prazer no som desde o início. O mesmo se aplica ao quadro de uma bike de triathlon, não precisa ser o top de linha, mas já pense num quadro aero, de triathlon, mesmo que seja de alumínio. Todas as marcas de bicicleta desenvolvem seus quadros de TT (time trial = contra-relógio) em túneis de vento utilizando as mais modernas técnicas de engenharia, etc, etc. Então marca aqui não conta tanto.

Rodas : Um par de rodas aero (tipo Zipp 404, 808, etc) representa um ganho de 50 a 70 segundos no tempo final de uma prova de 40k. Um par de rodas com máximo de aerodinâmica (fechada atrás e trispoke na frente) representa um ganho de mais 20 segundos (quase 1min 30seg). Isso se só levarmos em conta a aerodinâmica da roda. Esse tipo de roda costuma ser muito mais leve e vem com rolamentos melhores também, o que, por si só, já dá um ganho significativo de performance. Depois que eu comprei um par de rodas Zipp 404 e pneus Continental Competition tubulares, passei a manter entre 37-40km/h com menos esforço numa prova de 40k de bike no plano. Investir num bom par de rodas e pneus é caro (quase o preço de uma bike) mas representa muita economia de energia.


Capacete aero : ou capacete gota. Estudos mostram que, se o atleta mantiver a cabeça na posição ideal quando estiver usando o capacete aero, o ciclista pode diminuir em até 2% seu tempo final. Levando-se em conta que esse capacete é menos ventilado, a cabeça tem de ficar na posição ideal (o ciclista olhando para frente) e o ganho é só de 2%, não vejo por que um amador investir nesse equipamento. Lembrando que Craig Alexander e Chrissie Wellington venceram o campeonato mundial do Ironman no Havaí com capacetes convencionais.

Posição na bike : um bike fit bem feito é tudo na vida de um triatleta. Quanto mais o tronco estiver exposto ao vento, maior a resistência do ar. Mas a melhor posição aerodinâmica nem sempre é vantajosa porque, geralmente, ó mundo cruel, essa posição também é a mais desconfortável e às vezes também não contribui para que a pedalada seja eficiente. O clip do guidão ou aerobar, é essencial para o triatleta. Se você tiver uma bike TT, ela já vem com o guidão e o clip na mesma peça. Se você tiver uma bike de estrada, coloque um clip de carbono legal que seja totalmente ajustável. Pedalar clipado também melhora a performance da corrida do triatleta porque, nessa posição, recrutamos fibras musculares diferentes das recrutadas para a corrida. Mas.....pedalar clipado retira um pouco do nosso domínio da bike, ao invés de controlarmos a direção da bike com as mãos, usamos o antebraço, o que pode causar acidentes caso estejamos no meio de um pelotão, portanto, nada de pedalar clipado em pelotão!!! Eu iria além, nada de pedalar clipado perto de outro ciclista.

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Thelma, me passou muita informação, que desconhecia por estar entrando no esporte.

    Um abraço de um tripateta também.

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  2. Olá..
    descobi seu blog por acaso, e com 10:42 no iron fpolis ganhaste mais um leitor..
    Estou me preparando para meu primeiro Iron...
    Vc deve saber do que estou falando, o frio na barriga a cada treino, a cada sentimento de "naõ vou conseguir" e logo em seguida no próximo treino.."nossa hoje foi bom, tomara que no dia seja assim"...
    bom vamos cada vez mais treinando...

    Muito legal seu blog...

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